top of page

Visão integral concluiu 2022 com excelentes resultados e chega em 2023 com novidades no segmento

Conciliar o trabalho, o cuidado com a casa, as obrigações do dia a dia e o cuidado com as crianças não é uma tarefa fácil. Em meio à correria, pais e mães se desdobram para equilibrar todos os aspectos da vida cotidiana e ainda ter momentos de qualidade com os filhos. A busca pela ajuda de babás, cuidadoras, creches ou escolas em tempo integral tem crescido cada vez mais, como forma de achar uma saída para que tanto o desenvolvimento pessoal quanto o familiar caminhem em conjunto.


Observando essa necessidade das famílias, foi criado o Visão Integral, um segmento do Colégio Visão que possibilita que os alunos passem o dia todo na escola com toda a estrutura e assistência necessária. O segmento nasceu de um projeto piloto em 2021 com apenas um aluno. Esse ponto de partida permitiu que o projeto fosse testado para avaliar a sua viabilidade e, por fim, se revelou um sucesso.



O objetivo do Visão Integral, que hoje possui alunos do berçário ao 5º ano na unidade de Formosa, é atender as necessidades particulares de cada família, como explicou a coordenadora, Mariana Ribeiro. “Ele é essencial para os pais que têm a necessidade de deixar a criança por um período maior na escola. No integral, o aluno estuda no regular e, após o término, é encaminhado para o segmento do integral”, indicou.


Para Liliane Pacheco, mãe do Cauê do 3º ano do Ensino Fundamental, o segmento foi excelente. “Optei pelo ensino integral pelo fato de que o horário coincide com o do meu trabalho, e hoje trabalho com tranquilidade, pois sei que ele está em boas mãos. Há muito acolhimento, as tias sempre tiveram uma enorme atenção com o meu filho, pois o mesmo não queria fazer integral, nem o CEO, e a união deles o ajudou a aceitar e gostar de estar ali”, contou.


Os pais podem optar que o filho fique dois, três ou cinco dias da semana integralmente na escola. Mariana comentou que em Formosa, sede de uma das unidades do colégio, havia grande demanda por um ensino nesse formato. “A cultura de Formosa pedia um ensino integral. No último ano começamos uma divulgação mais intensa, montamos uma equipe, e mais que triplicamos o número de alunos no decorrer do ano, com toda a estrutura e base que hoje já é referência na cidade”, contou.


Mariana indica ainda que o objetivo do segmento é fornecer a melhor experiência para o aluno. “O objetivo é que a permanência na escola seja confortável, atrativa, interessante, com momentos de descanso, de alimentação, de higiene, queremos que esses alunos cheguem em casa e tenham um tempo de qualidade e de diversão com os pais”, completou.


Atividades desenvolvidas


Durante a permanência na escola, os alunos recebem todo o cuidado necessário com uma grade elaborada para que tudo fique equilibrado e compatível com o nível de cada aluno, como explica a coordenadora Mariana. “É uma grade bem completa, mas que respeita a faixa etária e o limite de cada um. Os menores têm mais tempo de descanso, tem o momento em que dormem, por exemplo. Garantimos o desenvolvimento cognitivo com o acompanhamento pedagógico e todas essas trilhas de desenvolvimento são acompanhadas por uma professora”, pontuou.


Para Luciana Opa, mãe da Ana Luiza da Educação Infantil e do André Luiz do Ensino Fundamental, o Visão Integral foi transformador para a rotina da família. “Antes dependíamos de transporte escolar e de alguém em casa para receber e cuidar deles no período da tarde, hoje a escola supre todas as nossas necessidades e temos sempre a garantia que eles estão sendo bem cuidados e acompanhados”, contou.


A mãe indica também que o ensino integral foi o melhor custo benefício encontrado pela família. “Eles têm todas as necessidades atendidas, esporte, acompanhamento escolar, robótica, teatro e as demais atividades, tudo em um só lugar, ocupando um tempo que seria ocioso e deixando os horários em que estamos todos reunidos mais leves e prazerosos”, indicou.



O segmento visa também incentivar o desenvolvimento de atividades artísticas, a prática de esportes e a alimentação saudável dos alunos, introduzindo o consumo de bons alimentos e a prática de atividades que colaborem para sua saúde e desenvolvimento da criança. Como resultado das atividades praticadas pelos alunos, são realizadas diversas apresentações durante o ano.


Para Eidi Reis, que tem três filhos no Visão Integral, Elias e os gêmeos Alexandre e Arthur, o segmento superou suas expectativas. “A princípio fiquei apreensiva, na primeira semana até fui lá ver se estavam almoçando, mas pra felicidade de todos os meninos se adaptaram super bem, eles adoram o Visão e esse foi inclusive um pedido deles, ir para o integral”, contou.


Ela destacou a rotina de aprendizado e de atividades estabelecida pelo colégio no desenvolvimento dos filhos. “A questão das trilhas, de ter uma rotina diferente, dos esportes, de variar as atividades, conquistou os meninos. As tias são muito amorosas, eu sempre indico. No primeiro bimestre eu estudava com eles em casa, no último nem precisei, eles já estudavam na escola e as notas melhoraram muito. Só tenho a agradecer ao Visão pelo cuidado com os meus filhotes”, comentou.


Em 2023, a modalidade de ensino integral chegará também até a unidade do colégio em Águas Claras, Distrito Federal, e os professores serão assistidos com a mesma estrutura.


Semi-integral 2023


Uma das grandes novidades do Colégio Visão em 2023 é o segmento de ensino semi-integral. Nesse caso, será possível que o aluno entre na escola mais tarde e possa sair em um horário especial que atenda a necessidade da criança e da família.


Esse segmento acolhe o aluno no espaço do ensino integral pela manhã, a partir de 9 horas, e o encaminha para o ensino regular após o almoço, invertendo o ciclo que hoje é visto no Visão Integral. Também há a possibilidade de que o aluno fique duas, três ou cinco vezes na semana.


As matrículas para o semi-integral estão abertas e os pais que desejarem tirar suas dúvidas a respeito podem entrar em contato com a coordenação.


62 visualizações0 comentário
bottom of page