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Núcleo de estudos do Colégio Visão é exemplo de sucesso na retomada do ensino pós pandemia

Muito se fala dos percalços enfrentados pela educação durante a pandemia, mas hoje, tendo em vista que superamos essa etapa, é preciso deixar em segundo plano os desafios encontrados no auge da disseminação da Covid-19 e voltar nossa atenção às novas dificuldades encontradas pelos alunos e instituições de ensino em sua retomada ao ensino presencial.


Como receber essas crianças e jovens no retorno às aulas? Como nivelar o processo de aprendizagem e identificar exatamente quais foram suas facilidades e dificuldades durante o ensino em casa? Quais são os desafios que os alunos mais enfrentaram ao se deparar novamente com o ambiente escolar? Como ajudar essas crianças e jovens a sair desse momento sem se prejudicar?


Todas essas questões foram observadas atentamente pelo Colégio Visão, que arregaçou as mangas e resolveu criar um projeto de apoio às necessidades dos alunos que precisavam de ajuda. Foi assim que nasceu o CEO (Ciclo de Estudos Orientados), com a intenção de dar um olhar mais cuidadoso e crítico ao processo de aprendizagem dos alunos, potencializando seus talentos e dando toda assistência necessária à eles.


O projeto foi idealizado pela fundadora do Visão, Elizabeth Cury, em parceria com a então orientadora educacional da Unidade de Águas Claras, e atua de forma atrativa e efetiva de acordo com as necessidades dos alunos, com o objetivo de incentivar bons hábitos de estudo.


Como funciona


O CEO é um núcleo presente nas duas unidades do Colégio Visão que nasceu em 2022 e atua de forma efetiva com as dificuldades dos alunos. Para isso, o projeto retoma a aprendizagem individual do aluno no ponto exato em que ele precisa.


Para identificar isso, é feita uma avaliação diagnóstica individual a cada bimestre pela plataforma da Positivo On, plataforma do sistema de ensino utilizada pela escola. O professor é quem aplica o teste, que, por fim, gera um relatório de nível da turma e de cada aluno. Após essa sondagem, eles são encaminhados para o CEO.



A coordenadora do projeto, Mariana Ribeiro, indicou que a inserção do novo núcleo no ambiente escolar foi essencial. “Depois da pandemia, surgiram lacunas e dificuldades no processo de aprendizagem e nós precisamos fazer uma pausa e voltar nessas dificuldades específicas. Muitos alunos foram alfabetizados no processo da pandemia, por exemplo. Esse é um programa para identificar e ir diretamente no problema”, destacou.


Ela indica ainda que os alunos podem participar do projeto de diferentes maneiras. “O aluno pode ser monitor e aluno ao mesmo tempo. Ele pode ter dificuldade em português, mas ter muita habilidade em matemática, então ele vai para estudar português e para ensinar matemática, é uma integração muito positiva”, explicou.


Os alunos do 1º ao 5º ano vivenciam a experiência do projeto em uma sala especial, com atendimento mais individualizados, atividades, jogos e intervenções pedagógicas mais lúdicas. A professora Gabriela, que atende esses alunos, explicou melhor a estratégia.


“As estratégias ajudam no desenvolvimento cognitivo de cada criança, utilizando o que elas mais gostam, como brincadeiras, jogos e materiais concretos. Com isso trabalhamos a confiança de se resolver situações que são impostas em diversos ambientes, trabalhamos também o incentivo para que assim possamos ter desenvolvimento de outras habilidades”, completou.


Para Priscila Modesto, mãe da aluna Lavínia Modesto, do 2º ano do ensino fundamental, o CEO foi transformador para sua filha. “A Lavínia na pandemia teve um bloqueio na leitura, e o CEO veio como uma ferramenta a mais no ensino aprendizagem dela, ela se mostrou mais segura e confiante em seu aprendizado”, compartilhou.


Já os estudantes do 6º ano ao ensino médio aprendem em estações de ensino instaladas na biblioteca da escola, todas integradas entre si. A professora Roberta Larissa, que ensina os alunos nessa faixa etária, contou que já participava dos plantões de ensino da escola há alguns anos, porém a implementação do CEO trouxe um significado novo à essa rotina de estudos.


“Antes era apenas um ‘tira dúvidas’ quando o aluno tinha alguma, agora o intuito é poder identificar a dificuldade do aluno e ajudá-lo, independente do conteúdo da série”, indicou.


Para a professora, o núcleo veio na hora certa para suprir as lacunas impostas na educação durante a pandemia. “O CEO tem um papel muito importante, pois é nessa falta de aprendizado que a pandemia deixou que estamos trabalhando para sanar cada dificuldade, com disciplina e dedicação. Podemos tirar cada dúvida que o aluno vier a sentir no decorrer do novo aprendizado”, destacou.

No final de sua participação no CEO, todos os alunos ganham um certificado de participação especial elaborado pelo Visão.



Ranking de engajamento


Mariana Ribeiro, coordenadora do núcleo, pontua ainda que, embora o CEO tenha transformado a aprendizagem de quem possuía dificuldade, ele também colaborou para o desenvolvimento dos alunos como um todo.


“É importante ponderar que o CEO não é só para alunos que tenham dificuldade, mas também para alunos que tem uma habilidade especial. Esses alunos com habilidade especial entram nesse programa como monitores e são premiados pelo seu engajamento”, comentou.


No final do ano letivo, há um ranking de engajamento dos alunos assistidos pelo CEO do 6º ano ao ensino médio. Os estudantes que se destacam dentro do projeto tem sua habilidade especial reconhecida e são premiados por isso. É o caso da aluna Alana Brunetto , do 8º ano. Este ano ela foi premiada pela instituição com um celular pelo seu empenho.


Para Alana, participar do projeto foi transformador. “Foi uma experiência incrível! Eu amei cada momento desde o dia em que fui selecionada como monitora. O interessante foi que eu pensei que eu iria lá para ensinar, mas eu sinto que fui eu quem mais aprendi”, comentou.


A aluna indicou ainda que seu rendimento escolar no ensino regular melhorou muito com sua participação no projeto.


“As minhas notas haviam aumentado muito, os professores sempre me elogiavam e alguns alunos falavam que eu era a monitora predileta deles. E quando eu pensei que já estava bom, a gestão da escola me fez a maior surpresa que eu poderia esperar do Colégio Visão, eles reuniram os professores, os monitores e os demais alunos e fizeram uma premiação especial me pegando totalmente de surpresa”, contou.


Alana agradeceu ainda à gestão da escola pelo importante incentivo e reconhecimento que recebeu. “Eu me emocionei muito com os aplausos dos meus colegas, os abraços carinhosos da Beth e do Tarley, os olhares de aprovação dos meus professores e o presente especial que ganhei, tudo foi marcante demais para mim”, destacou por fim.


O CEO finalizou o ano de 2022 sendo um sucesso entre os alunos e seguirá com suas atividades em ambas as unidades da escola pelo próximo ano.


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