top of page

Colégio Visão realiza primeiro encontro com pais com intuito de aproximar família e escola

Escola e família andam lado a lado. Por isso, o Colégio Visão realizou o primeiro de uma série de quatro encontros anuais com pais e responsáveis dos alunos das duas unidades da escola. A primeira reunião foi realizada na terça-feira (07/03) na unidade de Formosa, Goiás, e na quarta-feira (08/03) em Águas Claras, Distrito Federal, e teve como tema “Aprendendo sobre combinados e construindo valores em família”.

As boas vindas ficaram por conta da diretora do Visão, Elizabeth Cury, e do diretor GG, que acolheram os pais e introduziram o assunto e sua importância para o dia a dia das famílias, das crianças e da escola. Segundo a diretora, “toda moral consiste num sistema de regras e a essência da moralidade deve ser procurada no respeito que o indivíduo adquire por essas regras. Nossos alunos precisam de princípios, não só de regras”.

Para conduzir o momento de reflexão, o colégio convidou Lohane Feitosa da Costa, psicóloga e supervisora emocional da Escola da Inteligência, que falou sobre os combinados emocionais e também sobre a importância de retomar as regras, princípios e valores entre família e na escola.

Lohane explica mais sobre o assunto. “Nós da Escola da Inteligência trabalhamos com os combinados de convivência respeito, saber ouvir e saber falar, eles embasam toda a nossa aula para termos um bom convívio em sociedade. Percebemos que os pais também demandam esse aprendizado muitas vezes, então usar esse espaço para trabalhar regras, princípios e valores é muito bom”, destacou.

Ela ainda acentua que abordar o assunto em família e levá-lo para dentro da escola é vital. “É muito importante a escola promover esse tipo de reflexão porque escola e família comungam o objetivo de educar o ser de forma integral, esse espaço criado aqui é de diálogo para que a gente encontre um caminho comum e fale a mesma língua nessa educação dos alunos”, enfatizou.

A psicóloga indica ainda o diferencial do Colégio Visão em priorizar momentos de interação como esse durante o ano letivo. “O Visão é um colégio que coloca sentimento, amor e valor em todas as suas ações e isso deixa os pais em casa, facilita muito. Eventos como esse abrem as portas da escola e dizem para os pais que esse espaço também é deles. Isso fortalece a confiança, já que o pai deixa aqui no Visão a joia mais rara que ele tem, que é seu filho, ter um espaço como esse é muito bom”, comentou.

O encontro teve momentos de interação e descontração, com dinâmicas entre os pais dos alunos. As famílias foram convidadas a pensar e refletir sobre sua rotina e sobre os combinados que existem entre eles que dão certo e quais não funcionam. Logo em seguida, puderam compartilhar suas percepções, aprendendo com as experiências e vivências uns dos outros.

Em outro momento, eles foram convidados também a refletir sobre as relações de autoridade dentro de casa e como isso reflete na criação e no comportamento das crianças e no relacionamento da família. Para Aline Ornelas, mãe da Luiza Ornelas do 2º ano B, o momento despertou um exame de consciência.

“Eu me apaixonei pelo tema, principalmente a parte que fala de autoridade, ele me levou internamente a pensar nos momentos em que eu estou sendo autoritária e nos que eu estou levando autoridade, isso pra mim foi essencial, buscar isso dentro de mim e entender o papel de cada palavra no nosso relacionamento com os filhos”, destacou.

Priscila, mãe da Marcela do 2º ano B, elogiou o evento promovido pela escola e completou indicando a importância da orientação de um profissional para os pais. “Foi incrível, é um tema importante que nos leva à auto reflexão, a gente busca lá dentro o que estamos fazendo certo e o que podemos melhorar, a gente sempre tenta acertar, mas somos falíveis, é muito bom quando a gente tem o direcionamento de alguém que entende, trabalha com isso e pode dar uma luz para nós”, comentou.

Já Keith, mãe da Lavínia do 2º ano D, destacou os efeitos positivos que os aprendizados dos pais terão nos filhos. “Isso vai fortalecer nossas crianças porque nosso aprendizado vai ser transmitido e refletido nelas no dia a dia, escola e família unidas deixam a criança mais feliz, saudável e emocionalmente estável, indo sempre pra frente”, indicou.

Este é o primeiro de uma série de quatro eventos que serão realizados no decorrer do ano e visam abordar temas importantes para a realidade das famílias e a unir cada vez mais o ambiente familiar e o escolar. Vale destacar que essa já é uma tradição do Colégio Visão, que almeja sempre criar laços e um canal de diálogo aberto com os alunos e seus familiares.